sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deu no Kenard: Bia Venâncio tinha estreitas ligações com Gláucio. Por que blogueiros fingem não saber de nada?

Do Blog do Kenard

Vejam como se faz jornalismo nos blogues do Maranhão.

Com o assassinato de Décio Sá, por um bando que todo o mundo fingiu espanto em saber que se tratava desse bando, as coisas começaram a ter outro sentido.

Preso o agiota Gláucio, que nenhum jornalista conhecia e nunca comeu ou bebeu com ele, surgiram os valentes. Gláucio? Claro que extorquia fulano de tal. Gláucio? Claro que era agiota. Gláucio? Claro que tomava dinheiro de prefeitos.

Com tanta gente inocente, comecei a acreditar que Gláucio era o desconhecido mais conhecido da paróquia.

Mais importante: preso, Gláucio virou pessoa ligada aos prefeitos de Bacabal, Pindaré-Mirim e de Dom Pedro.

Macaco velho, me perguntei: com tanto poder, Gláucio sequer conhecia a prefeita mais corrupta do Maranhão, ou seja, Bia Venâncio, de Paço do Lumiar?

Bom, pelos jornais impressos, e, sobretudo pelos blogues, Gláucio nunca falou com Bia Venâncio. Era o demônio e a santa. Como não acredito em demônio e em santas, tratei de cascavilhar.
Ontem, quarta-feira, em conversa com um amigo, fiquei sabendo que Bia Venâncio tinha profundas ligações com Gláucio, acusado de mandar matar o jornalista Décio Sá.

A pessoa me disse:

-Kenard, você não sabia da ligação de Bia com Gláucio?

Respondi:

- Nem sabia que Gláucio existia.

E a pessoa me disse:

- Bia e o poderoso secretário de Paço do Lumiar, Eduardo Castelo Branco, eram mais ligados com Gláucio do que você imagina.

Perguntei:

- Você tem certeza?

A pessoa, então, me passou o endereço do blog de Caio Hostílio. Antes de ler, disse que se tratava de uma furada, afinal, Caio Hostílio é homem de Ricardo Murad, e ambos eram pessoas ligadas à família Sarney.

Recebi como resposta:

- Aí que você se engana. Em 2011 Gláucio não era visto como bandido.
Tratei de pedir o artigo de Caio Hostílio. Imediatamente recebi o endereço. O artigo, de 16/06/2011, tem o seguinte título: “Afinal, Paço do Lumiar é Anajatuba ou Anajatuba que se mudou para Paço do Lumiar?”

No trecho que nos interessa, lê-se:

“Segundo informações, o secretário de Orçamento e Gestão, Eduardo Castelo Branco, que é quem manda de fato da (sic) Prefeitura de Paço de Lumiar, transferiu muitos eleitores de Anajatuba para Paço do Lumiar na última eleição. A maioria esmagadora desses eleitores está nomeada na Prefeitura de Paço de Lumiar.

Eduardo Castelo Branco tem uma grande ligação com um lobista de nome Gláucio, homem que tem ligações fortes nos poderes constituídos. Toda a turma, após a vitória de Bia Venâncio na Justiça, foi festejar na fazenda de Eduardo Castelo Branco no Povoado de São Pedro, em Anajatuba. A churrascada foi até a madrugada. A prefeita adorou a comemoração em sua terra natal!!!”.

Aí vi que minha fonte não falava tolices. Bia e Eduardo Castelo Branco tinham ligações com “o lobista Gláucio”. Hoje Gláucio é meramente um agiota e mandante do crime de Décio Sá. Mas, claro, não se pode exigir que Caio Hostílio soubesse quem era Gláucio.

O que se pode perguntar é: por que uma dezena de blogues só tem acusado ligações entre Gláucio e os prefeitos de Bacabal, Pindaré-Mirim e Dom Pedro? Gente mais inteligente e esperta do que eu, com mais leitores, jamais suspeitou que Gláucio conhecia e tinha ligações com a corrupta Bia Venâncio?

Mais inteligentes e com mais leitores do que eu, claro que sabiam das ligações da corrupta Bia Venâncio com um dos suspeitos de mandar matar Décio Sá. O problema é que Bia Venâncio tem uma dezena de blogues a soldo da Prefeitura de Paço do Lumiar. Dizer que Bia não faz a pior administração do Brasil já faria perder a grana mensal, imagina dizer que ela tinha ligações com um agiota suspeito de mandar matar Décio Sá. Assim, no mapa da bandidagem, só existem Bacabal, Pindaré-Mirim e Dom Pedro. Paço do Lumiar? Nem pensar.

Acontece que Bia Venâncio não só tinha ligações profundas com Gláucio, como chegou a citar o nome do agiota hoje preso a outro prefeitos. Anajatuba é um caso claro, onde Bia queria Eduardo Castelo Branco no poder.

A polícia profissional e científica, responsável pelas investigações do assassinato de Décio Sá, não sabe nada de Bia Venâncio e Gláucio? Que blogueiros não saibam, agora muita gente entende por quê, mas e a polícia?

Se alguém responder que a polícia é tolinha no caso, começo acreditar em Papai Noel. Ou em cartão-postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blogueiro não modera o comentário de ninguém, portanto modere o seu linguajar. Não modero, mas como o blog é meu, me dou ao direito de retirar qualquer comentário incoveniente, infeliz, desumano ou degradante.