sexta-feira, 11 de maio de 2012

CASTELO: Mobilidade urbana e bravatas eleitoreiras...

Prometi a mim mesmo que não ia tocar no assunto e que não falaria nada a respeito da desastrosa administração do Prefeito João Castelo. No entanto, os últimos acontecimentos políticos envolvendo a sua sucessão me fizeram mudar de idéia. Na verdade o prefeito aparenta total descontrole e desespero e parece só agora ter acordado e colocado a pesada máquina da prefeitura para trabalhar. Logo cedo, acostumado que sou de "pegar" a Av. Litorânea  para vir ao escritório, me deparei com a interdição do acesso à avenida, aquele próximo do barramar. Pensei, puxa AGORA VAI... Tendo que voltar e com um congestionamento descomunal, demorei muito até chegar ao escritório, mas se esse for o preço para que a cidade ganhe um novo corredor urbano, tudo bem... Acordaremos mais cedo sem problemas. 

Prolongamento da Litó... Obra importante... Prefeitura demora muito pra mover as peças do jogo.


Então chego em casa, e relaxando em frente à TV, assisto o nosso prefeito falar com desenvoltura do VLT (veículo Leve sobre Trilhos), uma das mais avançadas soluções no que tange a mobilidade urbana moderna. Ahhhhh que maravilha, pensei... AGORA VAI... Mas fui caindo na real, e analizando mais friamentoe o vídeo de prefeito, vi que as imagens que ilustrava era do VLT de Fortaleza-CE, a idéia deve ter sido tão repentina que sua equipe de marqueteiros não deve ter tido tempo de produzir uma propaganda à altura do anuncio feito,  aí lembrei do Hospital Geral do Angelin, hospital este cuja maquete ganhou prêmio internacional, lembrei também que em vários momentos o pobre do cidadão não podia, apesar de ter esse direito, inserir créditos em sua carteira de Vale Transporte. O que teve de pai e mãe de família indo pra casa andando, ou gastando seus quase nada com TAXI não tava escrito. E por último os velhos passes escolares voltaram. 

O povo rí na cara do prefeito desacreditado.


Chamou a atenção da falta de planejamento na época em que o prefeito mandou asfaltar a cidade. Recapeou avenidas que não precisavam do serviço e deixou de fora bairros importantes como Cohatrac, Cohab, Cohama a minha Vila Fialho, onde os ônibus desviam de sua trajetória original obrigando os usuários a andarem quase 1 km para tomarem a condução.

Lendo e "fuçando" no Facebook, achei a foto abaixo que fora postada pelo professor Anselmo Raposo. Segundo ele, jovens arquitetos projetaram o que seria a Praça Deodoro e Panteon do futuro. Repito, o povo não tem medo de mudanças que afetem a sua rotina, temos medo é da inércia de governos inuteis. 

Projeto de revitalização da Deodoro e Panteon - Dormindo no fundo da gaveta do prefeito Castelo.


Quanta desilusão. Fico imaginando o que sente cada saoluisense que votou no velho prefeito. Ahhhh se arrependimento matasse, mais da metade da ilha cairia durinha no chão. 

   

4 comentários:

Este blogueiro não modera o comentário de ninguém, portanto modere o seu linguajar. Não modero, mas como o blog é meu, me dou ao direito de retirar qualquer comentário incoveniente, infeliz, desumano ou degradante.