terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COLETIVO VANGUARDA NÃO MAIS APOIA BIRA DO PINDARÉ


*ALMIR BRUNO

Venho através desta esclarecer alguns fatos. Na última reunião do Diretório Municipal do PT- São Luís não pude infelizmente comparecer, pois estava resolvendo problemas de saúde acerca do meu pai que já possui idade avançada.
      Nesta reunião do DM iria pedir declaração de voto e votar pela prévia, no entanto, de forma crítica as posições do companheiro Bira do Pindaré, no entanto, o companheiro Ricardo Ferro de forma me substitui na minha ausência e manteve o voto a favor da prévia, que seria o mesmo que votaria se estivesse lá. Não alterando em nada a votação pela não prévia que terminou vencendo por 30 a 14.

       Entendemos que o mandado de deputado estadual Bira do Pindaré infelizmente não tem sido na opinião de nosso Coletivo um aglutinador de forças da oposição e sim uma espécie de mandado personalista do companheiro e de seu grupo acabando por reproduzir a lógica dos últimos mandatos que conseguimos conquistar através do PT com muita luta. Esperávamos que este mandato fosse um catalizador de muitas vitórias para vários mandatos populares e de oposição as oligarquias deste Estado. No entanto, a análise que fazemos é que o mandado do deputado é sectário com as demais forças do PT e demais lideranças, com posições defectivas e atravessadas em relação a situação da disputa eleitoral em  toda ilha de São Luís, entedemos que o companheiro Dutra que deveria ser candidato a prefeito de Paço do Lumiar ou de São José de Ribamar e que Bira deveria aglutinar as forças de São Luís. No entando, o companheiro Bira estabelece um mandato estritamente condensado em sua figura e não no PT. Muitos não tem coragem de falar mas sabem o que isto significa para toda militância petista de São Luís. Acompanhamos que seu mandato tem tido progressos para defesa de diversas lutas populares que é fundamental mas que nada tem contribuido para o crescimento do PT em São Luís.

        Como membro da Mensagem ao Partido do qual o companheiro Augusto Lobato lidera a corrente no MA sempre estivemos do lado das forças de oposição e sempre estaremos contra as oligarquias. 

        Após conversas com membros do Coletivo Vanguarda do qual lidero e com demais companheiros petistas o Coletivo Vanguarda chega a conclusão em retirar o apoio a pré-candidatura a Prefeito do companheiro Bira do Pindaré. No entanto, isto não representa a opinião de toda a corrente Mensagem ao Partido, pois no começo estava afinada com a candidatura do deputado estadual Zé Carlos que buscava uma posturada de unidade no Partido e passou a dialogar a favor da candidatura do companheiro Bira do Pindaré caso o Zé Carlos retirasse a pré-candidatura.

       Alguns companheiros da Mensagem ao Partido com certeza estarão com o companheiro Bira do Pindaré, outros como do nosso coletivo Vanguarda vamos retirar o apoio, pois acreditamos que é hora de unidade e aglutinação das forças petistas contra o projeto do PSDB em São Luís, pois o projeto no PSDB é nefasto e baseado nos pressupostos neoliberais que combatemos. Assim, como exposto acima acreditamos que a postura do companheiro Bira do Pindaré e de alguns companheiros como Silvio Bembem é baseada em ataques pessoais e individuais aos petistas que não aderem ao projeto do mandato proposto antes das eleições do deputado Bira do Pindaré, assim esta postura é desaglutinadora e leviana para fortalecer a pré-candidatura de Bira e do PT, pois acaba afastando os petistas e nada contribui para crescimento da pré-candidatura do PT a prefeitura de São Luís. A lição é que não se faz política sozinho pena que o companheiro Silvio Bembem ainda não aprendeu isso com os anos de experiência política que respeitamos! Precisamos estar unidos!!Na verdade muita gente tem vontade de falar e não tem coragem, pois agora resolvemos rasgar o papel e dizer que o mandato do deputado Bira do Pindaré em nada contribui para o fortalecimento de lideranças e do PT na sua totalidade, é pena que os correligionários do deputado não tem humildade para repensar suas falhas.

       Assim, não terá forças para combater o PSDB em São Luís. Do contrário pode contribuir para isolar mais a oposição sectarizando o debate a favor apenas no movimento baseado nas ações do mandado do deputado estadual Bira do Pindaré. Queremos esclarecer que nunca fugimos de luta nenhuma e que não fazemos acordo em troca de dinheiro além de combater a corrupção em nosso Estado. 

      A nossa decisão é política e esclarecendo os boatos dos desavisados temos posição definida de se preocupar com o futuro do PT que não pode ficar dependendo de personalismos de mandatos e sim depende da consciência de nossa direção que devemos parar com esse debate fraticida das correntes nesta eleição municipal. Temos sim que procurar a Unidade entre as forças da Mensagem, Resistência Petista, CNB, entre outros coletivos e tendências para derrotar o PSDB e melhorar a vida do povo pobre de nossa cidade. Temos que dabater projetos para São Luís. Queremos aproveitar para convidar os petistas a discutir a seguinte pauta: mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente; pois acreditamos que este são principais problemas de São Luís. Temos que combater a corrupção e não aceitamos compra de votos nas eleições.

       Chega de amadorismos e projetos pessoais, temos que procurar um candidato que realmente queira construir um PT grandioso pautado no modelo popular em que todos tenham voz e vez.  Acreditamos que o PT pode chegar a eleger 4 vereadores na próxima eleição e o Prefeito da cidade apoiado por LULA, DILMA, TARSO GENRO e demais lideranças nacionais. Para tanto, precisa ir unido e convicto. Sem ataques, sem conspirações e desconfianças! Iremos nos reunir e rediscutir a nossa posição sobre a pré-candidatura do companheiro Washington do PT que apesar de estar fazendo parte do Governo atual pode ajudar a enfrentar o PSDB em São Luís com chances reais de vitória, é claro que  também existe a possibilidade de apoiarmos o companheiro Flávio Dino do PC do B, caso este for candidato a prefeito e não tiver nenhum entrave partidário dentro do PT.  No entanto, prezamos por defender o nosso Partido e queremos apoiar uma pré-candidatura de Prefeito que realmente possa impulsionar todo o PT.

        Queriamos convidar aos petistas independentes  a fazer parte do coletivo Vanguarda que hoje conta com aproximadamente 50 membros em São Luís e outros em alguns municípios do MA e que queiram um PT novo e renovado!  

        Temos também um núcleo de formação chamado "Mundo do Trabalho" com leituras da Obra "O Capital de Marx" e de alguns expoentes do marxismo contemporâneo como István Mészáros, Robert Castel e David Harvey. Temos a independência e a análise crítica como papel central de nossa construção. Alguns autores acreditam que o mundo nas próximas décadas século só precisará de 20% do total da população para produzir todos os bens e serviços da economia mundial, isto representa que 80% dos trabalhadores estarão desempregados no capitalismo contemporâneo.  Nos preocupamos com esssas contradições do capital. 

       Também queremos participar do Encontro de Setorial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e aproveitamos para convidar os petistas a fazerem esta opção de setorial na página da comunidade PT

       Sem algemas e subordinação de figuras que se acham donos do PT do MA e repartem o PT como senhores feudais continuamos caminhando e crescendo! O PT é patrimônio do povo trabalhador.  Temos o sonho mudar São Luís e o Maranhão.                     

                                                                  Almir Bruno Tavares
                                                   Secretário de Comunicação do PT- São Luís
                                                       Membro da Mensagem ao Partido-MA
                                                        Coordenador do Coletivo Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blogueiro não modera o comentário de ninguém, portanto modere o seu linguajar. Não modero, mas como o blog é meu, me dou ao direito de retirar qualquer comentário incoveniente, infeliz, desumano ou degradante.